sábado, 15 de maio de 2010

Como decorar um quarto

Quarto de adolescente
c

A paixão arrebatadora dos seus filhos pela Barbie e pelo Parque Jurássico já resfriou e precisa de redecorar o seu quarto? A isso chama-se transição para a fase de adolescente, uma idade em que rapazes e raparigas gostam de estar sozinhos, passando horas a fio enfiados no quarto a “descobrirem-se”! Por isso mesmo, é importante dar-lhes um espaço que corresponde à sua idade!

Brainstorming…a longo prazo. Antes de começar a pintar ou a aplicar papel de parede e a transformar o quarto da sua criança no quarto de um adolescente, pare para pensar na tarefa que tem em mãos. Tal como as crianças, também os teenagers vivem fases muito distintas durante toda a adolescência, onde mudam de gostos como mudam de jeans! É necessário encontrar um meio-termo, para que ele/ela se sinta feliz e para que os pais não tenham que redecorar o espaço de ano a ano, até porque, e mesmo que vá estudar para fora, estará sempre em casa aos fins de semanas e nas férias. Pode ainda querer preparar um quarto que eles possam “levar consigo” quando forem estudar para fora, quando começarem a trabalhar e alugarem o seu primeiro apartamento; podem ainda decorar esse quarto com a ideia que, no futuro, será um quarto de hóspedes ou um escritório que nunca teve. Tome todas as decisões difíceis antes de partir para as compras.

Escolham a palete de cores em conjunto. O seu adolescente já sabe muito bem o que gosta e o que não gosta… e não tem receio de o dizer ao mundo! Para evitar futuros “amuos”, escolham a palete de cores em conjunto, procurando uma base neutra, em vez de se prenderem a um tema que daqui a um ano (ou até 6 meses!), já não esteja no top de preferências do seu teenager! Ou seja, em vez de pintar um quarto completamente alusivo ao surf, opte por uma cor básica – azul-escuro, por exemplo – e encoste uma prancha de surf num canto, colocando um baú recheado de conchas e uma jarra cheia de areia em cima da cómoda. Será bem mais fácil retirar estes objectos e substitui-los por outros, do que ter de tapar um mural pintado na parede com as caras dos melhores surfistas do mundo quando ele decidir que, afinal, gosta é de fazer skate!

Mobiliário à medida. O seu adolescente continua a crescer, por isso, nada de camas “fofinhas” que daqui a um ano e meio têm de ser substituídas porque o seu filho já dorme com os pés de fora; ou cómodas em formato de flores que estão a arrebentar pelas costuras com o guarda-roupa crescente da sua princesa! Nesta altura, maior é melhor. Invista em mobiliário de qualidade, para construir um quarto que possa acompanhar o seu teenager até à fase adulta. As mobílias podem ser compradas ou aproveitadas do quarto de um irmão mais velho ou de uma prima que já não vive em casa – basta mudar-lhes a cor e estarão como novas!

Espaço para trabalhar. A escola torna-se cada vez mais exigente e o seu adolescente precisa de um espaço próprio e tranquilo para estudar, por isso, dê-lhe um! Uma secretária sob a qual ainda vão caber as suas pernas daqui a algum tempo, uma cadeira ajustável, gavetas e prateleiras para guardar os seus pertences pessoais e as coisas que vão certamente coleccionar daqui para a frente devem estar no topo da lista. Não se esqueça da iluminação adequada, para não cansar os seus olhos durante a hora dos TPC!

Nenhum comentário:

Postar um comentário